
Retrospectiva Prisma 2025: inovação, conexão e transformação no agronegócio
À medida que 2025 se despede, a Prisma Inteligência Agronômica celebra seis anos de trajetória. Ao longo desse período, a empresa foi marcada por inovação, aprendizado e compromisso com o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro.
Nossa história é construída dia após dia ao lado de produtores rurais e empresas do agronegócio. Dessa forma, transformamos dados em decisões estratégicas e em resultados concretos no campo.
Neste contexto, apresentamos a retrospectiva Prisma 2025, recapitulando os momentos mais marcantes do ano.
Continue a leitura!
Desde o início, a Prisma nasceu com um propósito claro: promover o desenvolvimento do agronegócio por meio de soluções inovadoras e parcerias sustentáveis, apoiando o produtor no desafio da produção mais rentável, sempre respeitando as pessoas e o meio ambiente. Como empresa especializada em diagnósticos e consultoria agronômica, nosso foco está em altos rendimentos produtivos e operacionais.
Ao longo desses seis anos, os números refletem nosso crescimento e, mais importante, o impacto positivo que geramos: somente nesse ano já apoiamos mais de 1.432 agricultores, monitorando 250 mil hectares em todo o Brasil.
Com diagnósticos inteligentes e gestão de dados agronômicos, adquirimos e interpretamos múltiplas camadas de informações. Assim, guiamos nossos clientes na tomada de decisão no campo. Desta forma, desenvolvemos soluções necessárias para otimizar resultados em cada etapa do processo produtivo, do plantio à colheita, 365 dias por ano.
Nosso compromisso vai além dos números. Para nós, o essencial é trabalhar para fortalecer o produtor rural, otimizar processos e cultivar um futuro mais próspero para o campo brasileiro. Com tecnologia, estratégia e inteligência agronômica aplicada, levamos soluções para o campo, valorizando sempre as pessoas.
É com gratidão, ética, transparência, inovação, resiliência e comprometimento, valores que integram nosso DNA, que seguimos construindo nossa história.
Além disso, a visibilidade conquistada pela Prisma em veículos de comunicação de peso reforça nosso papel como protagonista da transformação no agronegócio brasileiro. Em 2025, tivemos participações orgânicas e estratégicas que levaram nossa mensagem a milhares de produtores e profissionais do setor.
No dia 16 de novembro, o programa Globo Rural trouxe um debate fundamental sobre como enfrentar os desafios climáticos no agronegócio. A reportagem apresentou a agricultura regenerativa como resposta aos impactos das práticas convencionais na saúde do solo e na emissão de gases de efeito estufa. A Prisma foi protagonista dessa discussão.
Nosso diretor, Lucas Rozas, participou da reportagem explicando o papel do diagnóstico do solo. Como consequência, esse processo contribui para o planejamento de estratégias mais eficientes e para lavouras mais resilientes e sustentáveis.
Estamos ao lado dos produtores que querem fazer a transição para práticas regenerativas com segurança e resultados concretos, produzindo mais, com eficiência e sustentabilidade.
O Prisma Challenge, nosso programa inovador de conexão entre startups e produtores rurais, foi destaque em duas reportagens no programa Conexão Agro, da TV Band.
Lucas Rozas apresentou a iniciativa que está criando um ecossistema de inovação único em Rio Verde, conectando empresas de tecnologia e agricultores para levar soluções digitais ao campo. Tudo isso sem custo de implementação para nenhum dos lados.
As reportagens também trouxeram entrevistas com produtores e clientes participantes do programa, como Márcio Barros, da Vale Rio, e Erick van den Broek, da Fazenda Tropical, que compartilharam suas experiências com esse movimento, que aproxima o produtor rural da inovação.
Em junho de 2025, realizamos a terceira edição do Workshop Plantio Inteligente em Rio Verde (GO), evento que já conquistou reconhecimento nacional entre produtores rurais, consultores e profissionais do agronegócio.
O workshop representa nossa visão sobre agricultura moderna: uma abordagem integrada que combina tecnologia, conhecimento agronômico, sustentabilidade e eficiência operacional.
Na retrospectiva Prisma 2025, vimos que a edição deste ano aprofundou discussões fundamentais sobre o futuro do setor, com foco especial no conceito de “yield gap”, que aborda a diferença entre o potencial produtivo e o que efetivamente se colhe.
Como destacou Lucas Rozas: “mesmo em um ano com clima favorável, alguns produtores conseguiram resultados significativamente melhores do que outros. Quando tivemos a oportunidade de entender os fatores que impactaram de maneiras diferentes cada talhão, tudo começou a fazer mais sentido. O conceito de ‘yield gap’ nos proporcionou uma visão mais clara dos principais pontos de ajuste dentro de cada cliente.”
A programação técnica reuniu especialistas em sistemas produtivos, nutrição vegetal e manejo integrado, oferecendo palestras com foco em soluções práticas que aumentam a eficiência e a produtividade nas lavouras.
Um dos destaques da retrospectiva Prisma 2025 foi o lançamento, em outubro, do Prisma Challenge, iniciativa que nasce da parceria estratégica entre Prisma Inteligência Agronômica e Bridge Inteligência Comercial.
O programa representa uma nova forma de conectar inovação e campo, unindo startups desenvolvedoras de tecnologia com produtores de referência para validação de soluções no campo.
Na estrutura do programa, o desafio é claro: eliminar o gap entre as soluções tecnológicas desenvolvidas e aquelas efetivamente adotadas pelos produtores rurais. Isso porque, via de regra, as startups criam soluções promissoras, mas frequentemente esbarram em barreiras na hora de comprovar seu valor prático nas fazendas.
O Prisma Challenge resolve esse problema ao criar um ecossistema em rede que conecta quem resolve com quem precisa.
Na safra de soja 2025/26, produtores clientes da Prisma em Rio Verde receberão startups previamente selecionadas para validação de suas tecnologias, com todo o acompanhamento técnico da nossa equipe. O programa avalia as participantes com base em critérios estratégicos: sustentabilidade, retorno sobre investimento (ROI), produtividade e escalabilidade.
Mais do que uma iniciativa pontual, o Prisma Challenge representa um novo modelo de conexão no agronegócio: prático, colaborativo e orientado a resultados. É a materialização da nossa visão de fortalecer Rio Verde como polo de inovação, atrair investimentos estratégicos e impactar o agricultor com o que há de mais avançado no mundo da agricultura.
Em fevereiro de 2025, a Prisma passou a fazer parte do Ecossistema Local de Inovação de Rio Verde, fortalecendo ainda mais nosso posicionamento como empresa inovadora. Com participação do Sebrae-GO, o projeto busca ampliar a integração entre instituições, poder público e empresas, criando uma dinâmica de diálogo e cooperação coletiva.
Com representantes de oito setores priorizados, os atores do Inova Rio Verde colaboraram ao longo do ano para desenvolver um “Hub de Inovação” com governança imparcial, contribuindo para fortalecer o potencial competitivo da cidade.
Na prática, essa integração é fundamental para construirmos, juntos, um ecossistema cada vez mais robusto e preparado para os desafios futuros do agronegócio.
Em julho, participamos do LAC Soil Carbon, evento internacional realizado no Rio de Janeiro sobre o mercado de carbono e o papel do agronegócio no enfrentamento das mudanças climáticas.
Durante o encontro, especialistas destacaram o protagonismo do Brasil na transição para uma agricultura regenerativa, os desafios da consolidação do mercado de carbono e as ações necessárias para ampliar o impacto positivo do setor.
Essa participação marca um dos momentos importantes da retrospectiva Prisma 2025 no cenário da sustentabilidade agrícola. O evento reforçou nossa convicção de que a saúde do solo e a captura de carbono são parte de uma agenda única, que exige compromisso dos principais atores do agronegócio.
Na Prisma, trabalhamos para estar na vanguarda da sustentabilidade agrícola, com a certeza de que ciência, dados de qualidade e inovação no campo são pilares fundamentais para o futuro do setor.
Em setembro, realizamos uma expedição histórica. Ao longo dessa jornada, percorremos mais de 5 mil quilômetros pelo norte do Maranhão e regiões próximas, levando treinamentos essenciais sobre boas práticas agrícolas.
Com o propósito de transformar a agricultura do Norte do Brasil, a jornada do Prisma Academy passou por quatro fazendas estratégicas.
Os temas abordados foram cruciais: distribuição de sólidos, técnicas de plantio, pulverização e plantabilidade. O feedback foi extremamente positivo, reforçando a importância do olhar crítico sobre práticas operacionais para alcançar eficiência e maiores produtividades.
Pelo terceiro ano consecutivo, seguimos comprometidos com o desenvolvimento sustentável da agricultura regional. Cada quilômetro rodado representa nosso compromisso com o futuro do agro brasileiro.
O ano de 2025 foi marcado por conquistas significativas, parcerias estratégicas e, principalmente, pela consolidação da Prisma como referência em inteligência agronômica no Brasil.
Como vimos na Retrospectiva Prisma 2025, participamos de eventos nacionais e internacionais, compartilhamos conhecimento em veículos de grande alcance, lançamos iniciativas inovadoras como o Prisma Challenge e percorremos milhares de quilômetros, levando capacitação técnica aos produtores.
Nosso DNA é vivo e se manifesta em cada ação: gratidão pelos parceiros e clientes que confiam em nosso trabalho; ética, transparência e inovação em todas as soluções que desenvolvemos; resiliência diante dos desafios do setor; e comprometimento com resultados concretos que transformam a realidade do campo.
Tudo o que vivemos até aqui só se tornou possível com a confiança dos nossos clientes, a dedicação da nossa equipe e o apoio de parcerias incríveis.
Seguimos firmes em nossa missão de promover o desenvolvimento do agronegócio por meio de soluções inovadoras, apoiando o produtor no desafio da produção mais rentável, sempre respeitando as pessoas e o meio ambiente.
Como parte da nossa agenda estratégica para 2026, vamos dar continuidade ao Prisma Challenge, com premiação prevista para abril, e investir em ações que nos aproximam de quem trabalha no campo e busca métodos de plantio e cultivo mais inteligentes e rentáveis..
Acreditamos que a tecnologia e a inovação são essenciais para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O futuro do agro brasileiro está sendo construído agora, e a Prisma está comprometida em ser parte fundamental dessa transformação.
2026 promete ser ainda mais desafiador e inspirador. Estamos prontos para colaborar e construir, juntos, um futuro mais próspero para o campo brasileiro.
Gostou de conferir nossa Retrospectiva Prisma 2025? Continue acompanhando o blog, para conferir as novidades do setor.
O plantio inteligente representa uma abordagem integrada que combina tecnologia, conhecimento agronômico, sustentabilidade e eficiência operacional para maximizar a produtividade agrícola. Esta metodologia vai além das práticas convencionais, incorporando diagnósticos inteligentes, análise de dados, monitoramento em tempo real e decisões baseadas em evidências científicas.
ver mais