Projeto iniciado em 2022, com o intuito de amostrar e inventariar o CO² presente nos solos agrícolas dos produtores cadastrados no programa para a criação de linhas de base, seguindo metodologias emergentes e certificadas pela certificadora internacional Verra. A Prisma é responsável pela amostragem de solos nos estados de SP, MG, ES, MS, GO, BA, MA, TO, PI, PA, englobando, nesse primeiro ciclo, um número aproximado de 850 produtores e fazendas. Para a execução dessa atividade, foram necessários treinamentos e capacitação dos especialistas em coleta, seguindo protocolos desenvolvidos e validados pela EMBRAPA em parceria com a BAYER.
Dessa forma, nosso intuito é garantir a confiança e qualidade no insumo principal do projeto, que são os dados primários da quantidade de CO² presente no solo no momento da instalação do mesmo (foto de trincheira, foto de amostra de solo, equipe de coleta).
O aumento no carbono do solo após um determinado período servirá para o cálculo da quantidade de toneladas de CO² que foram removidas da atmosfera. Porém, para que haja um aumento no acúmulo de carbono no solo, práticas que promovam a produção de biomassa ou o aporte de carbono ao solo são necessárias. É por isso que as metodologias internacionais (por exemplo, o VM0042 da Verra) exigem que essas práticas agrícolas sustentáveis sejam adotadas na fazenda para poder fazer parte dos projetos de geração de créditos de carbono.