Soluções bem pensadas para o seu

agronegócio.

Avaliar com precisão as

características do solo.

A amostragem de solos, é o processo de coleta de pequenas porções representativas de solo de uma área específica com o objetivo de realizar análises e avaliações.

Essas análises geralmente incluem a medição de características físicas, químicas e biológicas do solo para determinar sua fertilidade, composição, textura, pH, teor de nutrientes e outras propriedades relevantes. A amostragem adequada é fundamental para tomadas de decisão precisas.

 

A amostragem de solos deve ser realizada de forma cuidadosa e representativa, seguindo procedimentos e protocolos específicos para garantir que as amostras reflitam com precisão as condições do solo na área de interesse. Isso envolve a coleta de amostras em locais estratégicos, em diferentes profundidades e em quantidades adequadas para análise.

É nesse contexto que a Prisma Inteligência Agronômica oferece soluções de amostragem de solos customizada a necessidade do cliente, pautando sempre por uma equipe bem treinada e equipamentos que garantam qualidade e rastreamento de todo o processo executado.

Projeto iniciado em 2022, com o intuito de amostrar e inventariar o CO² presente nos solos agrícolas dos produtores cadastrados no programa para a criação de linhas de base, seguindo metodologias emergentes e certificadas pela certificadora internacional Verra. A Prisma é responsável pela amostragem de solos nos estados de SP, MG, ES, MS, GO, BA, MA, TO, PI, PA, englobando, nesse primeiro ciclo, um número aproximado de 850 produtores e fazendas. Para a execução dessa atividade, foram necessários treinamentos e capacitação dos especialistas em coleta, seguindo protocolos desenvolvidos e validados pela EMBRAPA em parceria com a BAYER. Dessa forma, nosso intuito é garantir a confiança e qualidade no insumo principal do projeto, que são os dados primários da quantidade de CO² presente no solo no momento da instalação do mesmo (foto de trincheira, foto de amostra de solo, equipe de coleta). O aumento no carbono do solo após um determinado período servirá para o cálculo da quantidade de toneladas de CO² que foram removidas da atmosfera. Porém, para que haja um aumento no acúmulo de carbono no solo, práticas que promovam a produção de biomassa ou o aporte de carbono ao solo são necessárias. É por isso que as metodologias internacionais (por exemplo, o VM0042 da Verra) exigem que essas práticas agrícolas sustentáveis sejam adotadas na fazenda para poder fazer parte dos projetos de geração de créditos de carbono.

Estamos empenhados em levar o máximo de eficiência para a sua operação agrícola!

Deixe seus dados. Um de nossos especialistas entrará em contato.

Se preferir, nos chame agora no whatsapp:

Quero saber mais.